quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em entrevista para o Jornal: O São Gonçalo.

‘A região precisa de atenção’

Reeleito para seu terceiro mandato, o deputado estadual Altineu Côrtes (PR) afirmou que está concentrando suas atenções na área da defesa civil para tentar evitar novas catástrofes como as que ocorreram em São Gonçalo e Niterói, em 2010, e na Região Serrana (2011). Uma das suas metas é a criação de um plano com mecanismos de defesa para todas as cidades fluminenses.

O SÃO GONÇALO - Como o senhor avalia os primeiros meses do novo mandato? O que sentiu de diferente em relação à nova presidência da Alerj em comparação com a anterior?

ALTINEU - Tenho uma avaliação positiva desses primeiros meses do novo mandato. Consegui atender a diversas solicitações dos eleitores junto ao governo estadual. Tenho feito uso da tribuna da Assembleia Legislativa (Alerj), como sempre fiz, para defender a população. Estou satisfeito também com o meu trabalho realizado como presidente da Comissão de Defesa Civil.

OSG -
Quando o senhor foi eleito para a presidência da Comissão de Defesa Civil, prometeu que realizaria um estudo junto às secretarias do estado e dos municípios sobre os principais problemas. Como está este estudo?

ALTINEU -
O estudo está evoluindo muito bem. Faremos oito audiências públicas, uma para cada região do estado. Ouviremos os municípios e as suas necessidades, de material, treinamento e projetos que estejam parados no Estado ou na União, para que haja a liberação de recursos. Já realizamos um seminário com a presença de representantes de mais de cinquenta cidades, com participação do senador Marcelo Crivella e do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho. Estou muito entusiasmado. Este trabalho nunca havia sido feito no Estado do Rio.

OSG -
Sobre sua atuação parlamentar, como o senhor está trabalhando no legislativo fluminense para trazer investimentos para São Gonçalo e municípios vizinhos?

ALTINEU - São Gonçalo, Itaboraí e municípios da nossa região carecem de atenção especial. As cidades têm que ter estrutura para receber os investimentos que começam a acontecer como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Será que podemos dizer que a saúde e a educação profissional estão satisfatórios? É claro que não. Falta muito ainda para atingirmos o ideal. E é por isso que vou trabalhar sempre em busca deste objetivo.

OSG - Uma das suas ‘bandeiras’ era uma maior articulação para garantir mão-de-obra qualificada, oriunda da região, para trabalhar nos grandes empreendimentos como o porto da Petrobras (São Gonçalo) e o Comperj (Itaboraí). O que foi feito neste sentido?

ALTINEU - O trabalho vem sendo realizado. O governo federal, através do Ministério do Trabalho, em conjunto com os Estados, vem promovendo a qualificação. Acho que os municípios também deveriam cobrar mais e incentivar ao máximo a qualificação da mão-de-obra. O conhecimento das pessoas é fundamental.

OSG -
Quais as perspectivas para as eleições do ano que vem?

ALTINEU - Ainda não conversei abertamente sobre as possibilidades com a direção do meu partido. O PR cresceu e está bem preparado para 2012. Estamos animados e trabalhando muito. Aqui na região, eu e o deputado federal Neilton Mulim estamos juntos para fazer com que o PR fique cada vez mais próximo das populações de São Gonçalo, Itaboraí e demais cidades da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário