Altineu Côrtes


Altineu Côrtes Freitas Coutinho, nascido em 13 de setembro de 1968.
Iniciou sua carreira política em 2002, quando foi o décimo primeiro deputado mais votado do Estado do Rio de Janeiro, com 59.041 votos. Devido à sua atuação marcante, foi convidado pela então Governadora Rosinha para integrar o primeiro escalão de seu Governo. Com 35 anos, foi o mais jovem Secretário de Estado, assumindo a pasta da Infância e Juventude. Na sua gestão, Altineu liderou importantes programas, entre os quais se destacam o “Leite e Saúde”, “Jovens Pela Paz” e “PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, além de ter criado o Programa de Cargos e Salários para os funcionários do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas, o DEGASE.
Em 2006, Altineu obteve consagradora reeleição para a Assembléia Legislativa, obtendo 87.283 votos, tornando-se o sétimo deputado mais votado do Estado. Naquela oportunidade, Altineu esteve entre os mais votados de diversos municípios fluminenses, como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e diversas cidades da região serrana e noroeste do Rio de Janeiro.
No ano de 2008, em razão de disputas internas, Altineu viu-se obrigado a deixar o PMDB, partido pelo qual entrou na política e disputou as duas eleições anteriores, para candidatar-se a prefeito de São Gonçalo pelo PT. Nesta eleição, obteve 91.108 votos, conquistando 18,75% dos votos válidos da cidade e adquirindo imenso capital político.
Desde 2009, Altineu é o Deputado Presidente da Comissão de Proteção da Pessoa com Deficiência, sendo a acessibilidade uma das grandes causas de seu mandato. É filiado ao Partido da República (PR), de onde prosseguirá sua trajetória de homem público.